sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os 10 melhores filmes sobre Relações Públicas de todos os tempos

Veja uma coletânea com os filmes mais importantes sobre a profissão, que todos os profissionais de Relações Públicas deve assistir para tirar exemplos.

Existe uma série de filmes que falam sobre os profissionais de Relações Públicas no cinema. Porém, poucos são divulgados nos meios de comunicação de massa. Mesmo assim, as películas a seguir, retratam com precisão o dia-a-dia da carreira.

Veja a seguir uma lista dos 10 filmes que podem ajudar o profissional a melhorar sua trajetória de mercado:


1. Wag the dog:

O filme é estrelado por Dustin Hoffman e Robert DeNiro, e foca em um consultor político/Relações Públicas de Washington, que criou uma guerra falsa, cheia de filmes, músicas-tema e outros aspectos que têm como objetivo distrair o público. O filme deixa claro o poder do profissional de RP.


2. Jerry Maguire:

Nenhuma lista de filmes sobre RP estaria completa sem este filme, com interpretação de Tom Cruise. Das linhas do imortal "Show Me the Money" para as disputas com outros agentes que tentam roubar os seus clientes, o filme mostra também o trabalho duro para manter a sua clientela, especialmente jogando-os no marketing. Há muitas habilidades de um RP que podem ser vistas neste filme.


3. Thank You For Smoking:

Segue um modelo suave e de boa aparência e faz um lobby do tabaco - como as propagandas relacionadas a saúde aparecem na televisão - e em várias outras cenas divertidas que questionam outras indústrias. O filme termina com uma frase clássica: "Michael Jorndan joga a bola. Charles Manson mata pessoas. Eu falo. Todo mundo tem um talento".


4. The Social Network:

Os cursos de Relações Públicas atualmente incluem estudos sobre as mídias digitais. E se nós acreditarmos no filme, Relações Públicas por meio do jornal de Harvard, primeiro habilita os seus estudantes para aprender sobre as plataformas de mídias sociais, e por aí começou a diversão, com histórias plantadas cada vez mais negativas. O filme conta com um enredo que engloba, tanto as mídias digitais, como a profissão de Relações Públicas de situações mais tradicionais.


5. Sweet Smell of Success:

O filme foi feito no ano de 1957, e em 1993, selecionado pela Biblioteca do Congresso para fazer parte do Registro Nacional de Cinema dos Estados Unidos, para ser preservado, considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente significativo". O filme traz a relação entre um colunista de fofocas e o chefe de uma agência de Relações Públicas, relevante entre as duas profissões, jornalismo e RP, até os dias de hoje.


6. Jersey Girl:

A indústria de Relações Públicas lida constantemente com pressões, como o início do filme retrata com Ben Affleck perdendo uma conferência de imprensa de alto risco - e em seguida, o seu emprego. Com pequenos toques de Relações Públicas ao longo de todo o filme, são retratadas as transições de um homem para um Relações Públicas.


7. Phone Booth:

Enquanto apenas o início do filme discute a carreira de Stu Sheppard, interpretado por Collin Farrell, o filme inteiro trata sobre quem está jogando com um publicitário. Só por isso merece estar na lista dos 10 mais de RP.


8. The Candidate:

Filme encantador sobre como um profissional de Relações Públicas pode criar um candidato com pouquíssimo material. É a história perfeita de como um RP pode manipular a verdade e também mostra o poder da indústria, tanto para o bem quanto para o mal.


9. Primary Colors:

Mais um filme sobre Relações Públicas que dão consultoria a políticos, para ajudar os candidatos a alcançarem seus objetivos. Mostra como os RP's lidam com situações de emergência e com a mídia de uma forma agradável, divertida e educativa.


10. All the President's Men:

O drama político tem uma fonte anônima na imprensa para derrubar a Casa Branca. É baseado em uma história clássica e oferece uma série de dicas úteis para profissionais que terão que lidar com crises nas agências.

E como bônus, duas ótimas séries que também têm como foco os profissionais de RP:


1. The West Wing:

Drama que vem ganhando a fama de "retrato mais realista do funcionamento da Casa Branca". E CJ Cregg, interpretada por Allison Janney, é uma talentosa secretáriao de imprensa que não se abala e tem sempre ótimos meios online para resolver problemas de mídia.


2. Mad Men:

Mesmo baseada em uma agência de Relações Públicas de uma era diferente, é uma série surpreendente que oferece muitos cenários relevantes, incluindo os clientes, a interação criativa e a dinâmica da agência.





Embora poucos filmes sobe os profissionais de Relações Públicas sejam exibidos, eles retratam com precisão o dia-a-dia do profissional


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Press kit não é promoção

Isso mesmo, o Press Kit, material organizado pela Assessoria de Imprensa não é um pacote de conteúdo promocional das empresas, ou do seu cliente. Embora ele reúna materiais ligados à organização, sua finalidade não é fazer nem propaganda nem promoção, muito menos barganha. Além disso, é um tipo de estratégia que, muitas vezes, sai caro e, outras tantas, são distribuídos sem razão efetiva.

O Press Kit é um conjunto de materiais destinados ao jornalista. Geralmente enviado para convidar o colega para um evento ou uma coletiva de imprensa. Caso contrário, não envie Press Kit algum, isso desgasta a imagem da instituição.

Ok, vamos ao lado prático da questão. Quando e como deve ser enviado um Press Kit? Deve apenas ser enviado quando a empresa está organizando um evento que preveja a participação dos profissionais da imprensa, ou ainda, em uma coletiva, como as de final de ano, quando os jornalistas são convidados para escutar a análise de resultados institucionais.

Se estamos falando de um evento, o material do Press Kit precisa casar com a publicidade que já vem sendo veiculada nos veículos escolhidos. Porém, o envio do material deve ser baseado num mailling de imprensa que efetivamente tenha o perfil do evento. Legitimar a marca com cabeçalhos e rodapés de release cai bem, muito bem. E, além do Press Kit contar com o release sobre o evento, pode, ainda, ser unido a um texto sobre a organização. Mas, não dê os dados a priori. Somente crie um release que desperte o interesse pelo encontro. Um folder da empresa é bem-vindo? Depende muito! Se é algo que circula por todos os lugares, não, não coloque no Press Kit. Mas, se há um material gráfico específico para o evento, então ok, pode anexá-lo ao material. Mas, o que jamais pode ser esquecido nessa reunião de papéis ao jornalista é o convite para que ele compareça no dia. Além disso, todos os materiais devem ser devidamente nominados, ou seja, devem constar o nome do jornalista, editoria e veículo. Personsalizar é muito importante! Se, tudo será enviado de forma impressa, o envelope deve ter a marca da empresa e o nome do assessor que envia o conteúdo. Mas, em tempos de sustentabilidade, dou uma dica que já funcionou super bem em uma empresa que trabalhei. Envie os materiais salvos em um pen drive, e mande a ferramenta em uma caixa que identifique a empresa, o destinatário e o contato que envia. Sim, o jornalista precisa saber o nome da pessoa que envia o material e isso garante que não haja extravio.



Já no que diz respeito às coletivas de imprensa, apenas um release sobre as questões que serão abordadas, os expositores e um convite, está de bom tamanho. Até porque, geralmente em coletivas empresariais, são oferecidos cafés da manhã, brunchs, almoços, happy hours ou jantas.

Independente do formato escolhido para envio do Press Kit, ele deve ser entregue, de preferência, E/M na redação e para o responsável. O interessante é contratar uma empresa que trabalhe com serviço de entregas e dedique-se apenas para esse feito por dois ou três dias.

Mas, o objetivo principal do Press Kit é chamar a atenção, pelo texto do release, dos demais materiais informativos, mas nunca propagandísticos, e pelo respeito com o receptor do material. Se, estamos fazendo contato com a imprensa, é por que desejamos a presença dela em nosso evento, capricho e responsabilidade para a formatação desse material são fundamentais! E, lembre-se sempre: Press Kit não é promoção, é estratégia de mídia espontânea!