quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Press kit não é promoção

Isso mesmo, o Press Kit, material organizado pela Assessoria de Imprensa não é um pacote de conteúdo promocional das empresas, ou do seu cliente. Embora ele reúna materiais ligados à organização, sua finalidade não é fazer nem propaganda nem promoção, muito menos barganha. Além disso, é um tipo de estratégia que, muitas vezes, sai caro e, outras tantas, são distribuídos sem razão efetiva.

O Press Kit é um conjunto de materiais destinados ao jornalista. Geralmente enviado para convidar o colega para um evento ou uma coletiva de imprensa. Caso contrário, não envie Press Kit algum, isso desgasta a imagem da instituição.

Ok, vamos ao lado prático da questão. Quando e como deve ser enviado um Press Kit? Deve apenas ser enviado quando a empresa está organizando um evento que preveja a participação dos profissionais da imprensa, ou ainda, em uma coletiva, como as de final de ano, quando os jornalistas são convidados para escutar a análise de resultados institucionais.

Se estamos falando de um evento, o material do Press Kit precisa casar com a publicidade que já vem sendo veiculada nos veículos escolhidos. Porém, o envio do material deve ser baseado num mailling de imprensa que efetivamente tenha o perfil do evento. Legitimar a marca com cabeçalhos e rodapés de release cai bem, muito bem. E, além do Press Kit contar com o release sobre o evento, pode, ainda, ser unido a um texto sobre a organização. Mas, não dê os dados a priori. Somente crie um release que desperte o interesse pelo encontro. Um folder da empresa é bem-vindo? Depende muito! Se é algo que circula por todos os lugares, não, não coloque no Press Kit. Mas, se há um material gráfico específico para o evento, então ok, pode anexá-lo ao material. Mas, o que jamais pode ser esquecido nessa reunião de papéis ao jornalista é o convite para que ele compareça no dia. Além disso, todos os materiais devem ser devidamente nominados, ou seja, devem constar o nome do jornalista, editoria e veículo. Personsalizar é muito importante! Se, tudo será enviado de forma impressa, o envelope deve ter a marca da empresa e o nome do assessor que envia o conteúdo. Mas, em tempos de sustentabilidade, dou uma dica que já funcionou super bem em uma empresa que trabalhei. Envie os materiais salvos em um pen drive, e mande a ferramenta em uma caixa que identifique a empresa, o destinatário e o contato que envia. Sim, o jornalista precisa saber o nome da pessoa que envia o material e isso garante que não haja extravio.



Já no que diz respeito às coletivas de imprensa, apenas um release sobre as questões que serão abordadas, os expositores e um convite, está de bom tamanho. Até porque, geralmente em coletivas empresariais, são oferecidos cafés da manhã, brunchs, almoços, happy hours ou jantas.

Independente do formato escolhido para envio do Press Kit, ele deve ser entregue, de preferência, E/M na redação e para o responsável. O interessante é contratar uma empresa que trabalhe com serviço de entregas e dedique-se apenas para esse feito por dois ou três dias.

Mas, o objetivo principal do Press Kit é chamar a atenção, pelo texto do release, dos demais materiais informativos, mas nunca propagandísticos, e pelo respeito com o receptor do material. Se, estamos fazendo contato com a imprensa, é por que desejamos a presença dela em nosso evento, capricho e responsabilidade para a formatação desse material são fundamentais! E, lembre-se sempre: Press Kit não é promoção, é estratégia de mídia espontânea!

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