Livro conta trajetória de Vicente Ferreira Gomes e reconstrói origens da imprensa gaúcha
A jornalista e escritora Celia Ribeiro apresentará na terça-feira, 27, o livro ‘O jornalista Farroupilha’. A obra é a primeira biografia de Vicente Ferreira Gomes, considerado o “patriarca do Jornalismo no Rio Grande do Sul”, pelo jornalista e escritor Carlos Reverbel, trisavô paterno da autora. O lançamento, que integra a programação de 240 anos de Porto Alegre, acontece no Teatro Renascença, às 19h, no evento ‘Mais que prosa’, com mediação da jornalista Cláudia Laitano.
Nascido em Porto Alegre, em 1805, Vicente foi funcionário público, juiz municipal, deputado provincial e jornalista. Durante a ocupação da Capital pelos farroupilhas, entre 1835 e 1836, atuou como chefe de Polícia interino, a convite de Bento Gonçalves. Sua atuação no posto está registrada em documentos em arquivos públicos. O livro destaca a atuação de Vicente no jornal Diário de Porto Alegre - primeiro a circular na província, em 1827 -, e, após o fechamento do impresso, no O Constitucional Rio-grandense, fundado por ele.
Editada pela Libretos, a obra, resultado de dois anos de pesquisa, reconstrói os costumes, a cena política e cultural da época do Rio Grande do Sul no século XIX e narra a origem da imprensa gaúcha. Para o escritor e secretário de Cultura do Estado, Luiz Antonio de Assis Brasil, “o livro tem a virtude de contextualizar a biografia, vitalizando-a com elementos históricos de uma cidade que apenas começava a surgir”. Célia também é autora de ‘Fernando Gomes, um mestre do século XIX’, sobre o filho de Vicente.
Fonte: Coletiva.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário