terça-feira, 11 de setembro de 2012

Assessoria de Imprensa X Publicidade


Qual a diferença entre uma Assessoria de Imprensa de uma Agência de Publicidade?


Ambas fazem a comunicação institucional, promocional ou publicitária de um produto ou de uma empresa, porém, a publicidade trabalha com material que visa a sua promoção e a empresa, nesse caso, paga para constar na publicidade. Já a Assessoria de Imprensa trabalha com material redacional, que não é pago; ele é enviado para mídia, que o aproveita dependendo do seu valor informativo, considerando unicamente o interesse do leitor. Em uma redação de jornal nunca se pensa incrementar vendas nem em impulsionar negócios dos outros. O importante é a notícia. E notícia não tem preço. Área comercial e editorial de um veículo de comunicação têm interesses distintos.

Tanto a Assessoria de Imprensa como a Agência de Publicidade trabalham com dois produtos: Marketing e comunicação - que devem ser encarados como processos contínuos, nunca esporádicos. A principal importância desse aspecto é que se houver uma única notícia da companhia ao longo dos anos corre-se o risco de pouca gente (ou nenhuma) ter lido e os que tiverem lido podem se esquecer, pois outras preocupações costumam povoar a cabeça de cada um de nós.

O profissional da área de publicidade envia à redação o espelho (programação) de cada página, com o desenho das áreas ocupadas pelo anúncio – o restante fica para cada editor colocar as matérias de acordo com critério, com o que foi decidido. O editor é o profissional que em um jornal decide que matérias irão para página, entretanto, não raro acontece de ele nunca saber que tipo de anúncio está programado pelo setor publicitário. A única indicação nas páginas é a de que há um anúncio programado, mas nada que informe o tipo de publicidade e muito menos quem está pagando por ela.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Como Fazer, de Rivaldo Chinem

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