A gestão de sustentabilidade de eventos ganhou um novo insumo em junho. Fruto do trabalho de instituições de 35 países - Brasil entre eles, a ISO 20121 estabelece parâmetros para a promoção de um evento sustentável, que vão desde conceitos como acessibilidade, inclusão e ética, até questões como saneamento e redução e compensação das emissões.
O lançamento foi feito de modo a coincidir com as Olimpíadas de Londres, primeiro evento a obedecer oficialmente os requisitos descritos na norma. A intenção é que os próximos megaeventos esportivos, ambos sediados no Brasil, também sigam a ISO. Por isso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que participou da produção do documento, lançou em agosto a norma em âmbito nacional.
Ao contrário do que pode parecer, no entanto, os parâmetros são consultivos, ou seja, foram criados para orientar as empresas interessadas em criar um evento baseado no conceito, mas não exigem que elas cumpram as regras para que um evento do gênero ocorra. Enquanto 2014 e a Copa do Mundo não chegam, eventos de outros estilos, muitos deles ligados à música, tentam aliar a arte ao ideal de sustentabilidade.
Apesar de o conceito ultrapassar questões ambientais - como explicou Erich Burguer -, é nesta área que os maiores festivais de música que aconteceram nos últimos dois anos concentraram seus esforços, preocupados, principalmente, com o impacto do deslocamento de público e equipamentos que eles originam.
O Rock In Rio, por exemplo, contabiliza a emissão carbônica causada por esse deslocamento no final do evento. Na soma, o festival inclui também o consumo de energia, da gestão de resíduos do transporte de mercadoria e de pessoas pela organização e pelos fornecedores e marcas. O resultado gera um valor que o festival busca neutralizar investindo em projetos de reflorestamento e de melhoria tecnológica de industrias. Até 2016, segundo estimativas da empresa organizadora, terão sido plantadas mais de 120 mil árvores no projeto de compensação.
Em abril, o Lollapalooza, evento internacional de música, ganhou sua primeira edição no Brasil. Segundo dados divulgados pela organização do festival, 90% das 135 mil pessoas presentes nos dois dias de evento vieram de fora da cidade de São Paulo. Marcelo Frazão, diretor executivo de Entretenimento da Geo Eventos, responsável pelo festival, explica que as ações de sustentabilidade foram realizadas antes, durante e após o evento, para diminuir os impactos. "[Foi feita a] gestão de todo lixo reciclável gerado durante o evento, incentivo ao uso de transporte público para redução do impacto de emissão de CO2 no ambiente, estudo da área do festival para consumo de água e energia consciente, neutralização de carbono e comunicação sustentável", explica.
Começa com você - Desenvolvido pelo Grupo Totalcom, do empresário Eduardo Fischer, o Starts With You (SWU), surgiu em 2010 como um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade. São diversas ações, entre elas um fórum de discussão, gincana universitária, debates e pocket shows em faculdades, oficinas e ações em parceria com ONGs.
A maior vitrine, no entanto, é o SWU Music and Arts Festival, com duas edições realizadas no interior de São Paulo. De acordo com Luciana Peluso, responsável pela Comunicação Corporativa do evento, o festival de música foi o primeiro na América do Sul a produzir relatório de sustentabilidade com metodologia GRI (global reporting initiative), que estabelece parâmetros para esse tipo de documento, tido como referência por empresas do mundo inteiro. Nele estão descritas as medidas adotadas pela produção para reduzir e compensar os impactos ambientais gerados pelo festival.
"Quase a totalidade da energia consumida no evento foi fornecida por geradores movidos a biodiesel, e uma pequena parcela veio de fontes solares e eólicas. Para a economia da água foram instalados temporizadores nas duchas dos banheiros e a água usada nos chuveiros foi armazenada, tratada e reutilizada. Na montagem dos cenários, materiais de baixo impacto como lâmpadas LED, tinta à base de água, madeira certificada, contêineres reaproveitados, entre outros", explica Luciana.
Além disso, reciclagem do lixo é feita de forma aberta durante o festival. Só na última edição foram recolhidas 30 toneladas de resíduos, que geraram 513 novos turnos de trabalho e receita de R$ 24.448,24 para duas cooperativas de catadores da região de Itu, segundo informações da organização. "A comunicação do movimento visa justamente conscientizar as pessoas da importância de começar a fazer algo pela sustentabilidade, com dicas de pequenas atitudes que podem ser adotadas no cotidiano", explica Luciana.
Fonte: Cemec
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