quinta-feira, 30 de junho de 2011

Twitter lança guia para jornalistas

O Twitter acaba de lançar um guia oficial com dicas de uso do microblog para jornalistas, o "Twitter for Newsrooms", informou o site Mashable.com

Reconhecendo o impacto cada vez maior das mídias sociais na reportagem jornalística, o microblog compilou um guia com dicas para que os profissionais de comunicação se engajem no uso da plataforma. Não há nenhuma novidade no manual, apenas estudos de casos com jornalistasexperientes no uso da ferramenta, como Kate Couric, do canal ABC News,  recomendações  de como se relacionar com os "seguidores" (followers) e maneiras de se utilizar dos aplicativos do site para a apuração jornalística.

O Twitter se tornou uma ferramenta valiosa na hora de atingir um público amplo, encontrar fontes, verificar a repercussão das matérias e dialogar com outros profissionais. A ideia é tornar o microblog mais simples para os jornalistas que usam a rede diariamente para o trabalho.

Outros sites criaram plataformas para ajudar na compilação de mensagens e informações postadas nas mídias sociais, a fim de capturar a rapidez com que desaparecem na web. O Storify, recurso bastante utilizado por jornalistas, permite a compilação de posts do Facebook, Twitter e outras redes sociais, gerando, no fim, uma narrativa organizada dos acontecimentos. O Facebook criou umapágina especial, para que jornalistas se encontrem e troquem informações relacionadas a profissão.

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário