As forças que estão definindo o novo Marketing centrado no ser humano
O papa do Marketing, Philip Kotler, e seus
colegas, Hermawan Kartajaua e Iwan Setiawan, deram a esse movimento de
rompimento definitivo com os modelos anteriores o nome de Marketing 3.0, título
da obra lançada em 2010. Ele vai além do Marketing baseado em produtos
(Marketing 1.0) ou daquele baseado no consumidor (Marketing 2.0), assumindo uma
abordagem holística, entendendo os consumidores como pessoas multidimensionais,
norteadas por valores, e até mesmo como possíveis colaboradores. O Marketing
3.0 mostra como produtos e empresas devem demonstrar sua relevância na
comunidade global interconectada, oferecendo um guia ímpar para o sucesso.
O livro Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano divide-se em três partes principais. Na parte I, os autores resumem as principais tendências de negócios que moldam o imperativo do Marketing centrado no homem, que é o alicerce para o Marketing 3.0. Na parte II, mostram como as instituições podem apresentar sua visão, missão e valores junto a cada um de seus stakeholders (públicos). Na parte III, os teóricos compartilham seus pensamentos sobre vários aspectos da implementação do Marketing 3.0 para a solução de problemas globais, tais como o decréscimo cada vez maior do bem-estar, da pobreza e sustentabilidade ambiental, instruindo de que forma as empresas podem contribuir, por meio da implementação do modelo de negócios centrado no ser humano. Por fim, o epílogo resume as 10 idéias fundamentais do Marketing 3.0, esclarecendo o leitor com exemplos seletos de organizações que adotaram o conceito em seu modelo de negócios.
Marketing 3.0: É hora de mudar!
É
possível uma empresa ser centrada no ser humano e, ainda assim, ser lucrativa?
O livro oferece uma resposta afirmativa a essa pergunta. O comportamento e os
valores de uma instituição estão cada vez mais abertos ao escrutínio público. O
crescimento das redes sociais torna mais viável e mais fácil o debate sobre
empresas, produtos, serviços e marcas existentes, em termos de seu desempenho
funcional e também de seu desempenho social. A nova geração de consumidores
está muito mais antenada às questões e preocupações sociais. As organizações
terão de se reinventar, realizando o mais rápido possível a transição dos
limites antes seguros do Marketing 1.0 e 2.0 para o novo mundo do Marketing
3.0.
Prof. Me. José Fernando Fonseca da Silveira
Relações Públicas, especialista em marketing, mestre em
comunicação organizacional, professor universitário e meu pai.
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