Gifts
devem contar histórias para sair do plano tático para o estratégico
Não é nenhuma novidade ver empresas
gastando pequenas fortunas para presentear clientes, colaboradores ou
consumidores. Os números do mercado estão aí para provar. Apesar de ter
registrado um decréscimo de 25% nos últimos dois anos por conta da crise econômica,
o setor de brindes se recuperou em 2010 e cresceu 10%, faturando quase R$ 5
bilhões, segundo informações da Bríndice. O que as empresas talvez ainda não
tenham percebido é a importância de transformar ações meramente táticas em
estratégicas.
O
gift pode – e deve – entrar no planejamento de Marketing das empresas, mas,
para isso, precisa contar uma história e ser relevante no dia a dia de quem o
recebe. De que adianta oferecer amostra de shampoo para quem perdeu os cabelos?
Ou presentear com um vinho aquele cliente que não consome bebidas alcoólicas?
Os exemplos podem parecer exagerados, mas são reais. Há marcas que simplesmente
não sabem presentear.
O primeiro passo para alcançar essa
relevância na vida do cliente é entender qual é o brinde mais adequado para
cada situação. Mais do que oferecer um presente que estampe a marca da empresa,
é importante escolher um objeto que carregue os valores e a essência da
companhia. “Antes de decidir se vai dar uma caneta ou um boné, é preciso
definir se o ritual de troca tem a ver com a missão, os valores da empresa e os
objetivos de negócio”, explica Marina Pechlivanis, Sócia-diretora da Umbigo do
Mundo e articulista do Mundo do Marketing, em entrevista ao portal.
Compre a vodka, ganhe o carro
Transformando um simples objeto em algo relevante para o consumidor, os
gifts passam a ser um ponto de contato ou até mesmo de mídia, algo difícil de
ser pensado no passado. A boa notícia para as empresas é que, levando em
consideração que um brinde deve contar uma história, o custo para executar a
ação de relacionamento não
necessariamente será alto.
“O
brinde não é pautado pelo tamanho ou embalagem, mas por como ele impacta a ação
de Marketing. Uma promotora bem posicionada num ponto de venda que ofereça um
belo sorriso ao consumidor não é um brinde?”, ressalta Gerson Christensen,
Sócio-fundador da SSK Análises Mercadológicas e especialista em Marketing
Promocional, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Na contramão, de acordo o perfil da
marca e as metas a serem alcançadas, um brinde também pode ter um alto valor
material. Quer um exemplo? Para convencer os consumidores a pagarem US$ 1,3
milhão por uma garrafa da vodka Russo-Baltique, a empresa ofereceu um carro de
brinde. Levando a bebida, o cliente saía com um Dartz Prombron zero.
Gift de experiência
Mas exageros são para poucos. É possível, sim, impactar sem gastar muito, desde
que haja criatividade. A rede de batatas recheadas Roasted Potato distribuiu um
pendrive para investidores, prospects e franqueados que visitaram o stand da
marca durante a ABF. Até aí, nenhuma novidade. Mas ideia foi original. O
objeto, desenvolvido pela Umbigo do Mundo, tinha o formato de batata.
“Os brindes utilizados em ações promocionais bem feitas podem
elevar o faturamento em até 30%”, acredita Luiz Roberto Salvador, Presidente da
Bríndice e organizador da Promo Bríndice, em entrevista ao Mundo do Marketing.
A importância crescente do gift é refletida no mercado. Depois da retomada em
2010, a expectativa é que este ano o setor cresça de 7% a 10%.
Além de um objeto, o gift também
pode ser uma experiência. Não é à toa que O Melhor da Vida, marca especializada em vender
experiências, tem 80% do faturamento vindo do mercado corporativo. Oferecer um
voo de asadelta, um jantar especial ou um dia de spa pode ter muito mais
relevância para quem recebe do que um objeto, ainda que o valor material seja
mais alto, porque a boa experiência fica registrada na memória e sempre será
associada à empresa que ofertou.
Quem
é importante para você?
Reconhecer talentos e destacá-los também é uma boa ideia quando o assunto é
relacionamento e pode ser um ótimo presente para os consumidores. Para promover
o contato dos internautas com a marca, o Giraffas lançou a promoção “GiraDesafio de Quadrinhos”,
em parceria com o site Habbo.
A ação convidava as crianças a criar histórias no formato de
tirinhas e enviar para a rede social até o último dia 18. Como resultado, em
agosto, os cinco melhores trabalhos serão escolhidos para estampar as lâminas
de bandeja da rede. Baixo custo para a empresa, que já produz as lâminas, e
alto valor percebido pelos pequenos consumidores, que poderão ver sua arte em
cinco milhões de folhas de papel.
“Os brindes mais vendidos são bonés, canetas e camisetas, mas é um
pensamento equivocado, porque muitas vezes não fazem parte do dia a dia. O
objeto sozinho tem a razão de ser perdida. Ele deve mostrar como os clientes,
colaboradores e consumidores são importantes para a empresa. Dicas e conteúdo,
por exemplo, podem ser tão bem-vindas quanto um objeto”, diz a Sócia-diretora
da Umbigo do Mundo.
Fonte: Mundo do Marketing
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